reciclagem


Estávamos 6 pessoas à mesa, todas a conversar sobre algo que não me recordo, mas que certamente nada tinha a ver com papel ou com reciclagem. De repente, o Pedro, com um ar muito adulto e compenetrado gentilmente colocou a sua mãozinha no meu braço e proferiu: “Mãe, a propósito...” Fez-se silêncio. O assunto parecia sério e todos escutámos com atenção. “Sabes como se faz papel recilcado?”

Depois de o assunto se ter efectivamente tornado propósito a avó perguntou-lhe se ele sabia o que era papel reciclado. “É papel do ano passado que serve para fazer papel novo!”

sono pesado

Esta noite inteira dormi tudo com os olhos fechados.

Pedro, 4 anos, a explicar porque não tinha ouvido a chuva durante a noite

comboio


NOTA: as ondinhas representam o fumo da locomotiva!
Pedro, 4 anos

os políticos

O Primeiro-ministro e a Ministra da Educação andaram em visita ao Distrito de Beja. A escola da Inês (7 anos) foi avisada que a Ministra da Educação iria passar por lá em visita rápida. A Inês relatou o evento à mãe:

“A professora parecia histérica! Mandou-nos arrumar os lápis e os livros direitinhos nas carteiras e pôr as flautas ao lado dos livros. E a minha colega Filipa disse: A Ministra da Educação?! Eu sei quem é essa mulher. Ela arruinou a vida da minha mãe!”

idade

A Lara (8 anos) e a Inês (7 anos) são primas. A mãe da Inês teve uma gravidez anterior à da mãe da Lara que não vingou. A Lara deve ter ouvido umas conversas de crescidos sobre o assunto que no seu entendimento infantil a levou a dizer à prima: “Inês tu eras para ter sido mais velha que eu”.

profissões

O André de 5 anos está a prender na escola as profissões e então perguntou à mãe se ela trabalhava num escritório. Como a mãe respondeu que sim, ele deduziu “Então és escritora!”

pergunta rapace


Olhando "A carta" de Fernando Botero, perguntou-me:
Mãe porque é que aquela menina tem garras?


Pedro, 4 anos

s...xo


Quando a Margarida tinha 5 anos, estávamos à espera de alguém na rua junto a um Citroën Saxo e ela perguntou:
- O que dizem estas letras?
- Saxo, respondeu-lhe a mãe.
- Se fosse com um E, era SEXO, respondeu ela com um riso matreiro.
- Pois era, respondeu a mãe pondo um ar de indiferença ao nervosinho dela e disfarçando o sorriso.
A Margarida ficou mais algum tempo a olhar pensativa para as letras no carro e depois perguntou:
- O que é sexo?

poliglotismo precoce

O Anton tem mãe portuguesa e pai sueco. A mãe fala-lhe em Português, o pai em Sueco. Os pais comunicam entre si em inglês. Mora em Barcelona, sendo que à sua volta se fala Catalão. Assim, com os seus dois anos e um vocabulário de quem se inicia nas andanças da fala, sabe sempre em que idioma se deve dirigir aos diferentes interlocutores. Cero do dia, no entanto, a dúvida assolou-o. Quis despedir-se dos patos que nadavam no lago do jardim e fê-lo instantaneamente em Português... depois hesitou e repetiu a despedida em Sueco.

Estou certa que os patos o terão entendido.
Tia Lena, olha! Rôio, rôio e só fica o caroço!
(da azeitona)

Pedro, 4 anos

leitura XXL


Tive a felicidade, o privilégio e a alegria de ter como professora de 3ª e 4ª classe (usando os termos da época) uma senhora (Manuela Castro Neves) que me ensinou muitas coisas importantes. Curiosamente, as mais importantes de todas, eu não percebi que as estava a aprender naquela idade. Hoje adulta, tenho lembranças acerca dos tempos que passei com ela, que tenho a certeza que em muito contribuíram para o que sou hoje de melhor. A minha melhor amiga e vizinha do lado de infância, que se tornou professora primária, presenteou-me recentemente com um livro extraordinário escrito pela Manuela Castro Neves intitulado “Da Vida na Escola”. Este livro conta algumas das histórias que a Manuela (ela sempre quis que a tratássemos assim) viveu enquanto professora a cuidar de crianças. As histórias são lindas… e escritas por alguém também de uma grande beleza, que sabe que cada criança é única e mágica. Sugiro a leitura a quem acha que as crianças são o melhor do mundo, a quem é mãe ou pai, a quem é professor, ou simplesmente a quem gosta de ler.

sonhos

Ele:Tive o mesmo sonho que de outra vez.
Eu:Isso às vezes acontece. Estavas a sonhar com o quê?
Ele: Estava a sonhar que estava no cinema... depois disse "xô sonho, vai-te embora!" e sonhei com outra coisa.

Pedro, 4 anos